Juara - Primeira Hora Notícias - Quinta-Feira, 03 de Setembro de 2015
   
Notícias
 
Extras
Famosos 
Estreia de Xuxa: Xuxa faz protesto contra veto da TV Globo e exibe convidados com o rosto coberto
Diretor de Xuxa diz que vai buzinar quando houver erros no programa ao vivo
Bruna Lombardi sobre foto sexy
Cristiano Araújo Velório do cantor Cristiano Araújo atrai 10 mil pessoas em Goiânia
Brasil 
Justiça: Desembargador Marcelo Navarro é indicado para ministro do STJ
Índios da Amazônia ganham cartilha para prevenção da aids e outras doenças
Economia 
Economia Brasileira: Brasil vai demorar mais para alcançar renda de países ricos, diz OCDE
Perdeu o prazo para declarar o IR 2014? Saiba o que fazer para se acertar
Destaque 

Juara Notícias | Notícias de Juara| juara | JUARA | Porto dos gaúchos | Novo Horizonte do Norte | Tabaporã | Alta Floresta | Juina | Juruena | Cuiabá | Nova Mutum | Cotações Agrícolas | Juara | juara

Mato Grosso 
Curso de Operador de Máquinas Agrícolas oferece diversas oportunidades profissionais
  5 de Maio, 2011 - 15:18
     

Rondonópolis/MT - O Curso de Operador de Máquinas Agrícolas realizado pelo Governo do Estado tem duração de 15 dias. A qualificação inicia com palestras sobre cidadania e relacionamento interpessoal. No primeiro módulo, os alunos têm aula teórica e prática sobre o manuseio e manutenção de máquinas agrícolas. Já na segunda parte da capacitação, são repassados conhecimentos sobre gradeamento e preparo do solo.
 
 
Alguns dos participantes da capacitação vieram de outras cidades apenas para fazer o curso, como no caso do ex-cinegrafista Fabiano de Cavallari, morador de Tangará da Serra. “Eu estava à procura de uma oportunidade para aprender a manusear máquinas agrícolas, um segmento muito promissor na minha região, aonde os operadores chegam a ganhar até R$ 4 mil por mês. Estou muito satisfeito com a oportunidade que o Governo do Estado está nos proporcionando”, disse Fabiano.
 
 
Já a jovem Eliene Hunas, decidiu fazer o curso para conquistar uma profissão e uma boa colocação no mercado de trabalho. “Não tenho medo do trabalho e entendo que as mulheres estão em plenas condições de igualdade com os homens, principalmente pelo avanço da tecnologia, que produz máquinas cada vez mais modernas”, afirmou Eliene.
 
Para participar do curso de Operador de Máquinas Agrícolas do Governo do Estado, o pai de Edson Muller decidiu emancipá-lo judicialmente para que o filho pudesse participar da qualificação. “Tenho 17 anos e fui informado que só conseguiria fazer o curso se tivesse 18 anos ou se fosse emancipado. Trabalho com as máquinas agrícolas desde pequeno e particularmente gosto muito, por isso, não podia perder esta oportunidade”, ressaltou Edson.
 
O instrutor da colheitadeira de grãos, Itamar Sormani, que trabalha com equipamentos da John Deer, afirma que Mato Grosso é o único Estado do país a oferecer um curso deste porte, com carga horária de 120 horas. “Moro no Rio Grande do Sul e já tenho mais de 20 anos de experiência no segmento. Fico impressionado com a média de salários pagos aqui em Mato Grosso para um operador de máquinas agrícolas, um curso que se fosse pago, custaria quase três mil reais e normalmente tem duração máxima de cinco dias”, ressaltou o instrutor.
 
Marciano Alves, instrutor de tratores agrícolas da CNH, a qualificação oferece uma gama de oportunidades aos participantes. “Quem aprende a operar e dar manutenção a um trator pode trabalhar como autônomo, ajudar na agricultura familiar, ajudar no transporte de produtos para lavoura, entre outras opções, ou seja, o trabalhador tem o conhecimento de várias etapas da produção”, explicou Marciano.
 
 
O CURSO
Já a jovem Eliene Hunas, decidiu fazer o curso para conquistar uma profissão e uma boa colocação no mercado de trabalho. “Não tenho medo do trabalho e entendo que as mulheres estão em plenas condições de igualdade com os homens, principalmente pelo avanço da tecnologia, que produz máquinas cada vez mais modernas”, afirmou Eliene. Para participar do curso de Operador de Máquinas Agrícolas do Governo do Estado, o pai de Edson Muller decidiu emancipá-lo judicialmente para que o filho pudesse participar da qualificação. “Tenho 17 anos e fui informado que só conseguiria fazer o curso se tivesse 18 anos ou se fosse emancipado. Trabalho com as máquinas agrícolas desde pequeno e particularmente gosto muito, por isso, não podia perder esta oportunidade”, ressaltou Edson. O instrutor da colheitadeira de grãos, Itamar Sormani, que trabalha com equipamentos da John Deer, afirma que Mato Grosso é o único Estado do país a oferecer um curso deste porte, com carga horária de 120 horas. “Moro no Rio Grande do Sul e já tenho mais de 20 anos de experiência no segmento. Fico impressionado com a média de salários pagos aqui em Mato Grosso para um operador de máquinas agrícolas, um curso que se fosse pago, custaria quase três mil reais e normalmente tem duração máxima de cinco dias”, ressaltou o instrutor. Marciano Alves, instrutor de tratores agrícolas da CNH, a qualificação oferece uma gama de oportunidades aos participantes. “Quem aprende a operar e dar manutenção a um trator pode trabalhar como autônomo, ajudar na agricultura familiar, ajudar no transporte de produtos para lavoura, entre outras opções, ou seja, o trabalhador tem o conhecimento de várias etapas da produção”, explicou Marciano.
 
RONDONÓPOLIS
Terceiro maior município de Mato Grosso, a cidade se destaca no cultivo e produção de soja e algodão. O Produto Interno Bruto de Rondonópolis é de R$ 3,4 bilhões, considerado o segundo maior do Estado, atrás somente de Cuiabá.
 
No comércio exterior, a cidade lidera o ranking das exportações de Mato Grosso e é responsável por 10,9% de todo o valor exportado pelo Estado. O município possui quatro Distritos Industriais, localizados em pontos estratégicos para o recebimento de investimentos em infraestrutura e urbanização que possa acomodar novas indústrias e consolidar a cidade como grande polo industrial do Estado.
 

FABYOLA COUTINHO
Assessoria/Setecs-MT






 0 Comentários  |  Comente esta matéria!
Mais em mato grosso
08:56 -  Justiça do Trabalho notifica JBS de decisão que impede dispensa em massa
08:33 -  Aula Inaugural marca o início do 15º Curso de Formação de Soldados
08:21 -  Produção de energia solar deve atrair mais consumidores em MT
14:00 -  MATO GROSSO: Casarões antigos bem preservados sobrevivem através do tempo
15:51 -  MPE promove atividades alusivas ao Dia Nacional de Combate ao Abuso Sexual Contra Crianças e Adolescentes
20:32 -  Pacientes esperam até 22 meses por cirurgias eletivas em MT
20:22 -  Irmãos Geller também têm pedido de liberdade negado - confira detidos
05:56 -  MPE promove audiência pública e cobra providências em relação aos animais domésticos abandonados
05:53 -  MPE atua em diversas frentes para garantir melhorias nas escolas e ensino com qualidade
14:54 -  Procon Estadual disponibiliza sistema on line aos consumidores de Mato Grosso
  


Enquete 


Esportes 
São Paulo:.. Era Osorio ganha força com 'reforços' e busca de título inédito
Fluminense: Ronaldinho não encaixa no time, mas Fluminense tem paciência e confiança
Messi recebe elogios após liderar conquista do Barcelona no Espanhol
Palmeiras arranca empate do Fla, mas cai no Z4
© 2015 - Todos os direitos reservados ao 1ª Hora Noticias