Juara - Primeira Hora Notícias - Quinta-Feira, 24 de Abril de 2014
   
Notícias
 
Extras
Famosos 
LUTO: Morre o locutor esportivo da BAND Luciano do Valle
Juliana Paes Juliana Paes sobre os 35 anos: Mais gostosa, mais feliz, mais capaz
Fiuk quer conviver mais com os filhos e fala da ausência do pai na infância
Gaby Amarantos retira nódulos e reconstrói mamas: 'Não foi câncer'
Brasil 
Fique Ligado! Agora é lei: reformas em casas e apartamentos? Apenas com laudo de profissional
Saúde:... Dança de Salão: especialistas recomendam para quem deseja melhoria na saúde, forma física e equilíbrio mental
Economia 
Mantega prevê superávit primário de 2,5% do PIB em 2015
Inflação Prévia da inflação oficial acelera por alimentos e transportes
Destaque 

Notícias de Juara| juara | JUARA | Porto dos gaúchos | Novo Horizonte do Norte | Tabaporã | Alta Floresta | Juina | Juruena | Cuiabá | Nova Mutum | Cotações Agrícolas | Juara | juara

Mato Grosso 
Curso de Operador de Máquinas Agrícolas oferece diversas oportunidades profissionais
  5 de Maio, 2011 - 15:18
     

Rondonópolis/MT - O Curso de Operador de Máquinas Agrícolas realizado pelo Governo do Estado tem duração de 15 dias. A qualificação inicia com palestras sobre cidadania e relacionamento interpessoal. No primeiro módulo, os alunos têm aula teórica e prática sobre o manuseio e manutenção de máquinas agrícolas. Já na segunda parte da capacitação, são repassados conhecimentos sobre gradeamento e preparo do solo.
 
 
Alguns dos participantes da capacitação vieram de outras cidades apenas para fazer o curso, como no caso do ex-cinegrafista Fabiano de Cavallari, morador de Tangará da Serra. “Eu estava à procura de uma oportunidade para aprender a manusear máquinas agrícolas, um segmento muito promissor na minha região, aonde os operadores chegam a ganhar até R$ 4 mil por mês. Estou muito satisfeito com a oportunidade que o Governo do Estado está nos proporcionando”, disse Fabiano.
 
 
Já a jovem Eliene Hunas, decidiu fazer o curso para conquistar uma profissão e uma boa colocação no mercado de trabalho. “Não tenho medo do trabalho e entendo que as mulheres estão em plenas condições de igualdade com os homens, principalmente pelo avanço da tecnologia, que produz máquinas cada vez mais modernas”, afirmou Eliene.
 
Para participar do curso de Operador de Máquinas Agrícolas do Governo do Estado, o pai de Edson Muller decidiu emancipá-lo judicialmente para que o filho pudesse participar da qualificação. “Tenho 17 anos e fui informado que só conseguiria fazer o curso se tivesse 18 anos ou se fosse emancipado. Trabalho com as máquinas agrícolas desde pequeno e particularmente gosto muito, por isso, não podia perder esta oportunidade”, ressaltou Edson.
 
O instrutor da colheitadeira de grãos, Itamar Sormani, que trabalha com equipamentos da John Deer, afirma que Mato Grosso é o único Estado do país a oferecer um curso deste porte, com carga horária de 120 horas. “Moro no Rio Grande do Sul e já tenho mais de 20 anos de experiência no segmento. Fico impressionado com a média de salários pagos aqui em Mato Grosso para um operador de máquinas agrícolas, um curso que se fosse pago, custaria quase três mil reais e normalmente tem duração máxima de cinco dias”, ressaltou o instrutor.
 
Marciano Alves, instrutor de tratores agrícolas da CNH, a qualificação oferece uma gama de oportunidades aos participantes. “Quem aprende a operar e dar manutenção a um trator pode trabalhar como autônomo, ajudar na agricultura familiar, ajudar no transporte de produtos para lavoura, entre outras opções, ou seja, o trabalhador tem o conhecimento de várias etapas da produção”, explicou Marciano.
 
 
O CURSO
Já a jovem Eliene Hunas, decidiu fazer o curso para conquistar uma profissão e uma boa colocação no mercado de trabalho. “Não tenho medo do trabalho e entendo que as mulheres estão em plenas condições de igualdade com os homens, principalmente pelo avanço da tecnologia, que produz máquinas cada vez mais modernas”, afirmou Eliene. Para participar do curso de Operador de Máquinas Agrícolas do Governo do Estado, o pai de Edson Muller decidiu emancipá-lo judicialmente para que o filho pudesse participar da qualificação. “Tenho 17 anos e fui informado que só conseguiria fazer o curso se tivesse 18 anos ou se fosse emancipado. Trabalho com as máquinas agrícolas desde pequeno e particularmente gosto muito, por isso, não podia perder esta oportunidade”, ressaltou Edson. O instrutor da colheitadeira de grãos, Itamar Sormani, que trabalha com equipamentos da John Deer, afirma que Mato Grosso é o único Estado do país a oferecer um curso deste porte, com carga horária de 120 horas. “Moro no Rio Grande do Sul e já tenho mais de 20 anos de experiência no segmento. Fico impressionado com a média de salários pagos aqui em Mato Grosso para um operador de máquinas agrícolas, um curso que se fosse pago, custaria quase três mil reais e normalmente tem duração máxima de cinco dias”, ressaltou o instrutor. Marciano Alves, instrutor de tratores agrícolas da CNH, a qualificação oferece uma gama de oportunidades aos participantes. “Quem aprende a operar e dar manutenção a um trator pode trabalhar como autônomo, ajudar na agricultura familiar, ajudar no transporte de produtos para lavoura, entre outras opções, ou seja, o trabalhador tem o conhecimento de várias etapas da produção”, explicou Marciano.
 
RONDONÓPOLIS
Terceiro maior município de Mato Grosso, a cidade se destaca no cultivo e produção de soja e algodão. O Produto Interno Bruto de Rondonópolis é de R$ 3,4 bilhões, considerado o segundo maior do Estado, atrás somente de Cuiabá.
 
No comércio exterior, a cidade lidera o ranking das exportações de Mato Grosso e é responsável por 10,9% de todo o valor exportado pelo Estado. O município possui quatro Distritos Industriais, localizados em pontos estratégicos para o recebimento de investimentos em infraestrutura e urbanização que possa acomodar novas indústrias e consolidar a cidade como grande polo industrial do Estado.
 

FABYOLA COUTINHO
Assessoria/Setecs-MT






 0 Comentários  |  Comente esta matéria!
Mais em mato grosso
15:24 -  Estudo sobre ciclo de corte em Sinop é destaque em revista científica internacional
22:04 -  Garota de 15 anos suspeita de estar drogada invade casa de vizinho e depreda carro
21:17 -  Cipem demonstra pesar por morte de madeireiro, servidores da Sema e piloto
14:46 -  Campo Grande vai sediar 5º Simpósio de Geotecnologias no Pantanal
03:46 -  Transporte intermunicipal está 6% mais caro em MT
05:59 -  Pescado irregular já ultrapassa 6 toneladas na piracema
09:40 -  Estudante de Direito morre depois de fazer prova física do concurso da Polícia Militar
07:15 -  Saúde de MT começa a distribuir preservativos para evitar DST
07:12 -  MT é responsável por 35% dos empregos gerados no país
07:07 -  Estado cria força-terefa para atender os municípios afetados pelas chuvas
  


Enquete 

Você é a favor ou contra a greve dos Professores em MT?
A FAVOR
CONTRA

Esportes 
Brasileirão 2014:.. Em jogo travado, Atlético-MG e Corinthians estreiam com empate sem gols
Brasileirão 2014:.. Alexandre Pato é 'garçom' em show do São Paulo sobre o Botafogo
Camp. Carioca Douglas alerta Vasco para final contra o Fla: 'A marcação será bem maior'
Camp. Paulista: Santos festeja sexta final seguida do Paulistão
© 2014 - Todos os direitos reservados ao 1ª Hora Noticias