Juara - Primeira Hora Notícias - Terça-Feira, 22 de Julho de 2014
   
Notícias
 
Extras
Famosos 
LUTO: Morre Osmar de Oliveira, comentarista da Band
Marcos Mion Será? Marcos Mion inventou proposta do SBT para renovar com a Record, diz jornal
É oficial! Fifa confirma Shakira, Ivete Sangalo e Alexandre Pires no encerramento da Copa do Mundo
Comovente: Emocionado, Júlio César diz que teve ajuda do filho para voltar à seleção brasileira
Brasil 
Protestos pós/copa: Sininho e outros ativistas presos fariam ataques neste fim de semana no RJ
Vaca fica presa em poste após água de enchente baixar no Sul
Economia 
Economia Brasileira: Brasil vai demorar mais para alcançar renda de países ricos, diz OCDE
Perdeu o prazo para declarar o IR 2014? Saiba o que fazer para se acertar
Destaque 

Notícias de Juara| juara | JUARA | Porto dos gaúchos | Novo Horizonte do Norte | Tabaporã | Alta Floresta | Juina | Juruena | Cuiabá | Nova Mutum | Cotações Agrícolas | Juara | juara

Regional 
Produtividade estimula cultivo de urucum em Minas Gerais
  8 de Setembro, 2010 - 09:08
     

Agricultor familiar ajusta produção para atender à indústria. Minas Gerais colhe anualmente 1,3 tonelada de urucum por hectare, em média. Este rendimento é o principal responsável pelo aumento da produção no Estado, que alcança 1,4 mil toneladas por ano, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com base em levantamento realizado em 2009.
 
 
O volume de urucum registrado naquele ano, 12,50% maior que o da safra anterior, equivale a 11,6% da produção nacional. Já os dados sobre a área plantada de urucum no Estado mostram o cultivo em cerca de 1,0 mil hectares, equivalentes a uma expansão de 3,60% em relação à safra anterior.
 
 
Produzido por agricultores familiares, em sua maioria, o urucum é uma cultura perene como o café, que não precisa ser semeada após um ciclo produtivo. As sementes do urucum, depois de moídas, produzem uma tinta de cor amarelada a vermelha, que pode ser utilizada principalmente como corante na indústria alimentícia e na fabricação de cosméticos e produtos farmacêuticos.
 
 
De acordo com a Superintendência de Segurança Alimentar e Apoio à Agricultura Familiar (Susaf), da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, o aumento da produção do urucum no Estado deve ser atribuído principalmente ao expressivo rendimento das lavouras. O superintendente Lucas Scarascia observa que, segundo o IBGE, “os produtores mineiros de urucum colheram, em 2009, um volume por hectare 8,62% maior que o do período anterior, o que evidencia a utilização de novas práticas de plantio e de variedades adequadas a cada região”.
 
 
O superintendente diz que a adoção de sementes de qualidade superior, bem as práticas agrícolas ajustadas às condições regionais são de fundamental importância para o fortalecimento da produção. Ele ainda explica que os agricultores devem se organizar para ter mais condições de agregar tecnologia que possibilite a melhoria de renda na atividade com o fornecimento a novos mercados. “Além disso, os produtores organizados têm maior poder de negociação junto aos fornecedores de insumos”, acrescenta Scarascia.
 
Produto valorizado
Segundo o IBGE, a participação das regiões na produção estadual é a seguinte: Norte de Minas (37,54%); Região Central (28,79%); Jequitinhonha/Mucuri (19,83%); Rio Doce (12,56%); e Triângulo (1,27%).
Sabinópolis, município do Rio Doce, lidera a produção de urucum no Estado, com uma safra de 175 toneladas em 35 hectares plantados. A produtividade média, de 5 toneladas por hectare, é a mais alta de Minas Gerais.

 
 
Segundo o produtor José Jerônimo Martins Lopes (Fazenda Recanto da Serra), a utilização de mudas apropriadas para as condições das lavouras da região é um fator decisivo para o rendimento crescente do urucum. Os 7 hectares plantados na propriedade devem possibilitar, em 2010, uma safra superior a 30 toneladas.
 
 
“Além dos serviços rotineiros de análise de solo na propriedade, estamos fazendo também estudos de adubação e acertando as práticas de plantio do urucum. “O objetivo é definir um fluxo de produção para atender às exigências das indústrias”, ressalta o produtor. A semente é utilizada em produtos com alto valor agregado, tais como bronzeadores, queijos, salsichas, carnes e doces. Pode ser misturada também à ração dos equídeos, para melhorar a qualidade da pelagem dos animais, e na formulação de ração para aves de postura, resultando na produção de ovos com coloração mais intensa.
 
 
Para Lopes, os investimentos no cultivo, na Fazenda Recanto da Serra, deverão ser compensados com o aumento da produtividade e consequentemente da competividade do urucum produzido na região. “Este aspecto é importante, porque está entrando em Minas Gerais uma parte da produção do Nordeste brasileiro, que antes era destinada ao exterior”, assinala o produtor.
 
 
“Com urucum de melhor qualidade, vamos aumentar a receita vendendo diretamente para as indústrias”, ressalta o agricultor. Atualmente, o produto da Fazenda Recanto da Serra é comercializado apenas na região. No quadro dos custos de produção do urucum, cerca de 70% correspondem à mão-de-obra, o que confirma a atividade como excelente alternativa para a agricultura familiar.
 
 
 



Agrolink


 0 Comentários  |  Comente esta matéria!
Mais em regional
14:54 -  PORTO DOS GAÚCHOS – motociclista morre ao bater em traseira de caminhão Basculante
15:36 -  Sorriso e Alta Floresta têm maior valor médio do álcool em Mato Grosso
12:00 -  Primavera do Leste : Após assalto a lanchonete, criminoso é morto por policial militar
01:26 -  Carreta e balsa afunda e Colniza fica isolada mais uma vez
22:45 -  TABAPORÃ: Jovem é Vitima de Golpes de Faca
22:18 -  PM de Alta Floresta apreende mais de 45 mil em drogas‏
22:15 -  BRASNORTE: Condutor de Celta morre ao bater de frente com uma carreta
22:11 -  Lucas: colisão entre caminhão e bitrem deixa um ferido na BR-163
21:56 -  BRASNORTE: Encontrado corpo de menino de 12 anos vítima de afogamento
17:47 -  Tapurah: Veículo perde o controle e bate em ponte durante chuva forte
  


Enquete 

Você é a favor ou contra a greve dos Professores em MT?
A FAVOR
CONTRA

Esportes 
Sai Felipão!! Felipão entrega o cargo de Técnico da Seleção Brasileira
Irreconhecivel: Brasil dá outro vexame e fica sem medalha em casa
Novo Técnico da seleção? José Mourinho é procurado pela CBF e diz que pode assumir Brasil em 2017
COPA 2014 - Maior vexame da história do futebol brasileiro por 7X1coloca Alemanha na decisão
© 2014 - Todos os direitos reservados ao 1ª Hora Noticias